quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Campanha Ficha Limpa

O projeto "O Autor na Praça" acontece há 9 anos na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto em São Paulo. Na próxima edição do projeto, dia 20/09, a Campanha Ficha Limpa será apresentada aos participantes, com coleta de assinatura na praça.

Essa é mais uma ação de apoio da sociedade civil à Campanha Ficha Limpa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O projeto "Autor na Praça" é um encontro informal entre escritores, poetas, atores e o público da praça. O evento acontece quinzenalmente, sempre aos sábados, a partir das 14h, no Espaço Plínio Marcos, uma tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto em São Paulo. Na edição do dia 20/09, o projeto leva o tema da Campanha Ficha Limpa para ser apresentado e discutido com o público. Além de promover o contato da sociedade com o Projeto de Lei de iniciativa popular, o "Autor na Praça" também irá coletar assinaturas para o Projeto de Lei.

Segundo o realizador do projeto, Edson Lima, pela praça Benedito Calixto circulam de 8 a 10 mil pessoas a cada sábado. Nesse espaço, a intenção do "O Autor na Praça" é realizar a leitura de textos relacionados ao tema eleições, o próprio Projeto de Lei de iniciativa popular, além de textos sobre a Lei 9.840, a qual o projeto também apoiou na época de sua criação. Dentro do tema em questão, haverá o lançamento do livro "Policidadania - Política e Cidadania", de Lucrécia Anchieschi e Luciano Santos. Haverá ainda a participação do cartunista Júnior Lopes fazendo sua arte no local.

O Comitê 9840 Estadual de São Paulo é parceiro do projeto "O Autor na Praça" na realização dessa ação. O MCCE lembra a todos os paulistanos que forem à Feira de Artes no próximo sábado que levem o título de eleitor para assinar o Projeto de Lei de iniciativa popular contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça.

Cristiane Vasconcelos - Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (http://www.mcce.org.br/)

A opção preferencial pelos pobres

A frase que encabeça o nosso artigo deste mês foi o grande marco da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho realizado no ano de 1979 na cidade mexicana de Puebla. Essa conferência Episcopal foi importante para a América Latina que vivia, naquela época, as marcas das ditaduras e da profunda miséria em grande parte do continente. Muitos historiadores e cientistas políticos consideram que essa conferência episcopal foi decisiva para o início de um novo tempo na Região da América Latina e do Caribe. A volta da Democracia no Brasil, através da Constituinte de 1988 onde a participação popular através dos grupos organizados pela CNBB, é um belo exemplo que pode perfeitamente ser considerado como conseqüência desta Conferência. Entretanto, ao contrário do que pode parecer, a opção preferencial da Igreja pelos pobres não surgiu com a publicação dos documentos de Puebla, mas pela prática e ensinamentos do próprio Cristo muito claramente colocados nos Evangelhos.

Ao avaliarmos, por exemplo, a passagem marcante do Juízo Final (Mt 25, 31-46), nós percebemos claramente a identificação do rosto de Deus com o rosto do "irmão mais pequenino". "Quando fizeste isso ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizeste". Essa identificação incondicional se torna desafiadora para nós, principalmente na sociedade moderna onde os contra valores do consumismo desenfreado se tornam o verdadeiro deus de muitos.Como se dizer Cristão quando o próprio Cristo deixa claro que somente alcançará a salvação aquele que o ver preso e for visitá-lo, aquele que o ver despido e o vestir? Essa palavra se torna ainda mais forte quando Jesus não deixa dúvidas ao dizer que não é apenas fazer isso a um irmão, mas ao "mais pequenino desses irmãos", ou seja, o excluído. Outro detalhe ainda nesta reflexão que não pode passar em branco é que essa ação em prol do "menor dos meus irmãos" tem que ser de resgate, ou seja, de inclusão. Digo isso para que não nos deixemos enganar com as falsas atitudes assistencialistas que não recuperam ninguém, mas apenas escravizam e tornam os irmãos excluídos cada vez mais dependentes e longe de uma verdadeira inclusão social. Por outro lado, não podemos esquecer que, conforme dizia o Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, "Quem tem fome tem pressa". Também não podemos nos justificar na necessidade urgente de buscarmos políticas públicas e verdadeiramente inclusivas para continuar apenas criticando os projetos assistencialistas e ficando de braços cruzados. Precisamos fazer a nossa parte. Seja em nossa comunidade, em nossa pastoral ou até mesmo em nosso trabalho, nós precisamos exercer essa opção preferencial do Cristo. A opção pela vida e pela vida em abundância. A injustiça, a fome e a desigualdade social existentes em nosso continente são pecados graves que não podemos compactuar. Estar calado diante disso tudo é ser conivente com essa situação. É ser um Pôncio Pilatos na sociedade moderna.

Sei que muitos leitores podem estar se perguntando por que escrevi sobre esse assunto na abertura deste novo ano. Faço isso porque teremos neste ano de 2007 a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho aqui no Brasil, mais precisamente em Aparecida do Norte São Paulo. Apesar de, conforme citei acima, estarmos vivendo em um continente mais democrático do que na época de Puebla, ainda temos profundos e graves problemas sociais na América Latina do nosso tempo. Fome, miséria, violência, corrupção, desigualdades sociais e forte concentração de renda ainda são os grandes desafios a serem vencidos no nosso continente. Roguemos a Deus para que essa V Conferência Geral que contará, inclusive, com a presença do Papa Bento XVI, seja também um marco para uma nova América Latina com mais inclusão social, participação popular e, acima de tudo, um direcionamento de transformação do nosso Continente para o tão sonhado Reino de Amor pregado pelo Cristo nos Evangelhos.

Um forte abraço a todos e a Paz de Cristo!

Robson Campos Leite
Email: feepolitica@terra.com.br

(publicado originalmente em janeiro de 2007 no jornal "O Mensageiro" da Paróquia Nossa Senhora de Loreto / RJ - http://www.loreto.org.br )

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Prof. Robson Leite

Temos o prazer de anunciar que em breve estaremos reproduzindo aqui alguns artigos do Prof. Robson Campos Leite, autor do livro "Fé e Política se Misturam?" (Editora Mundo e Missão). Professor universitário, escritor, palestrante, militante das causas sociais e articulista do jornal "O Mensageiro" da Paróquia Nossa Senhora de Loreto (http://www.loreto.org.br/), o Prof. Robson gentilmente autorizou a publicação de seus artigos em nosso blog. Agradecemos ao Prof. Robson e lhe desejamos muito sucesso em sua luta pela fé e pelo social. Para adquirir o livro "Fé e Política se Misturam?" visite o site "Missão Jovem" (http://www.missaojovem.com.br/), fundado e dirigido pelo Padre Paulo de Coppi.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Grito dos Excluídos 2008

A 14ª edição do Grito dos Excluídos, com o lema “Vida em primeiro lugar, direitos e participação popular”, mobilizou no último 7 de setembro dezenas de milhares de pessoas em todo território brasileiro. O que mais chama a atenção é o caráter nacional da iniciativa que, desde 1995, envolve movimentos e pastorais sociais, entidades e diversas organizações populares. Embora as atividades mais destacadas do Grito tenham ocorrido nas capitais dos estados e no Santuário de Aparecida, interior de São Paulo, a cada ano que passa o movimento se estende a novos municípios, dioceses, localidades, no campo e na cidade. As manifestações refletem uma pluralidade rica e variada de eventos – romarias, caminhadas, celebrações, atos públicos, entre outros – formando uma ampla rede capilar marcada pela indignação e pela crítica, mas, ao mesmo tempo, pela ação propositiva.
São gritos que ganham vida e saem às ruas e praças. Explícitos uns, silenciosos outros, brotam do chão de um país onde os contrastes seguem gritantes. Como lembra o tema deste ano, está em jogo a universalização à população brasileira dos direitos básicos, tais como terra, trabalho, moradia, saúde, salário justo, lazer, transporte público, enfim, por um lado, justiça e paz para todos e, por outro, combate a todo tipo de violência.
Três destaques desta 14ª edição do Grito. Primeiro, num painel exposto no Santuário de Aparecida, a população foi convidada a manifestar seus gritos pessoais. Predominou a indignação frente à corrupção na política e nos poderes públicos. Daí a importância de continuar com a “Campanha ficha limpa para os candidatos”, em vista das eleições municipais de 2008. Mas não basta! Além desses gritos declarados, há um grito mudo caracterizado pela apatia, o desestímulo e o descrédito popular pelo processo eleitoral que se aproxima. A própria democracia formal e representativa encontra-se enferma. Os sintomas da doença são graves e bem visíveis. É necessário avançar para formas de participação popular efetiva, a partir das bases, se queremos salvar a democracia sem qualquer tipo de adjetivação.
Em segundo lugar, o Grito vem incorporando cada vez mais a preocupação pelo aquecimento global e pela necessidade de preservar o meio ambiente, buscando um desenvolvimento e uma civilização sustentáveis, quer do ponto de vista ecológico, quer do ponto de vista social e cultural. Como exemplo disso, podemos citar as mobilizações em defesa do Rio São Francisco. E podemos citar também a desconfiança frente à euforia manifestada pelo governo quanto à descoberta das novas reservas de petróleo, o chamado pré-sal. No contexto do aquecimento global, será lícito comemorar a perspectiva da queima de mais combustível fóssil para o ar das próximas gerações, ou investir em fontes de energia alternativa, sem comprometer por outro lado a produção de alimentos? Além disso, para quem será destinada essa riqueza? O discurso de que ela poderá servir ao programa de educação, por mais que respire boa vontade, parece não resistir facilmente às pressões dos senhores do petróleo, nacionais e internacionais!
Por fim, é sempre oportuno ater-se à espinha dorsal do Grito: a vida em primeiro lugar. Este tema acompanha as manifestações deste o início. Se a exclusão social, a violência e a morte ainda fazem parte do cotidiano de tantos brasileiros e brasileiras, o grito pela vida não pode parar. Ele está na raiz de todos os gritos, simbolizando, simultaneamente, um não ao modelo econômico neoliberal concentrador e excludente e um sim à luta por uma economia solidária e participativa, onde a vida esteja acima do lucro e do mercado!

Pe. Alfredo Gonçalves

Grupo Fé e Política de Maringá (PR)

Foi com muita alegria que encontramos mais um blog de Fé e Política na WEB. Trata-se do Grupo de Fé e Política da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Maringá (PR). Este grupo reune-se a 3 anos com o objetivo de conscientizar os cristãos de que o exercício da boa política deve ser posto em prática. Nosso fraternal abraço ao pessoal de Maringá e parabéns pela iniciativa. Confira este blog no endereço http://feepolitica.blogspot.com/ ou na nossa seção de links recomendados.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Novos Horários de Reuniões

Foram definidos nossos novos dias e horários de reuniões:

2ª quarta-feira de cada mês: assuntos gerais (Paróquia)
3º sábado de cada mês: estudo e formação dos membros (Paróquia)
4ª quarta-feira de cada mês: educação da Família (Casa Comunitária)

Sempre às 20:00 hs. Convidamos a todos que venham participar de nossas reuniões e atividades.

Próxima reunião: dia 10 de setembro, às 20:00 horas, na Paróquia São João Batista (Rua Coronel Marques, 174 - Vila Carrão/SP/SP).

ECC da Paróquia S. João Batista

Foi realizado neste final de semana (de 5 a 7 de setembro) o 151° Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São João Batista, com a participação de todos os membros de nossa pastoral, que atuaram em diversos setores do evento. Nosso agradecimento e votos de muita felicidade a todos os 21 casais inscritos nesse ECC. Este Encontro contou também com a presença e participação do Padre Fausto Marinho Carvalho Filho, Diretor Espiritual de nossa Região Episcopal e do casal Edson e Guadalupe, Casal Assessor Setorial do Carrão, Vila Formosa, Vila Antonieta e Sapopemba.

Novos Blogs

Está no ar mais um blog de nossa comunidade: o Blog da Pastoral Familiar, acrescido a nossa lista de links recomendados (veja aqui ao lado). Não deixe também de visitar os demais links que recomendamos, como o da nossa paróquia e dos padres Renato Vieira e Sílvio Andrei. Lembrando: nessa próxima quinta-feira teremos a missa mensal de cura e libertação na Paróquia São João Batista, iniciando às 19:30 horas.