terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ano Sacerdotal



Na oitava do Natal somos convidados, neste Ano Sacerdotal, a refletir sobre o padre.

Queremos focar nossa reflexão nas mãos ungidas do padre, mãos que são instrumentos da ação de Deus na vida do povo e assim geram o Cristo no coração da humanidade.

Mãos que acolhem o povo que chega sedento do amor misericordioso de Deus; mãos que conferem o bálsamo do perdão de Deus aos corações arrependidos; mãos que louvam em união com o povo de Deus; mãos que se erguem para apresentar a Deus as orações da comunidade; mãos que levantam a Palavra de Deus dentro do templo sagrado e do templo ainda mais sagrado que é o coração de cada cristão; mãos que ofertam a Deus a fé, o trabalho e a esperança de seu povo; mãos que anunciam Nosso Senhor e denunciam as injustiças; mãos que elevam o pão e o vinho e trazem ao povo o corpo e o sangue de Nosso Senhor, alimento da caridade; mãos que abençoam e que pedem a intercessão de Maria para que sejam sal da terra e luz no mundo; mãos que promovem a solidariedade; a partilha; a justiça e a paz.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

DEUS IRROMPE NA HISTÓRIA


O Mistério da Encarnação, celebrado nos festejos do advento e do Natal, apontam para a irrupção de Deus na história. Deus vem interpelar, ao mesmo tempo, a história pessoal e coletiva.


Semelhante irrupção do transcendente procura superar duas tendências muito presentes na condição humana: e lei na inércia e do comodismo, por um lado, e a agressividade que marca nossos relacionamentos, por outro.

A lei na inércia e do comodismo tende a fechar a história. A razão humana, especialmente no ocidente, pretende enquadrar os acontecimentos dentro de seus esquemas lógicos.


Fala-se então das leis matemáticas da física aplicadas ao devir histórico (Decartes), da filosofia da história (Herder e Hegel), do anúncio do fim da história (Fukuyama) e de um certo determinismo que determinaria as leis históricas e de seu progresso (Marx, Darwin).


A história poderia então ser representada por um linha reta, em processo de ascensão. As leis da física e da biologia comandam as ações humanas sobre a terra. Com isso, a história se fecha no pensamento linear, medido, calculista, controlado pela matemática. A capacidade de produção e consumo traz a ilusão de que tudo será resolvido. O caminho ascendente do progresso indefinido torna-se uma espécie de credo.


Não há surpresas, as curvas estão mapeadas, tudo está sob o controle das máquinas. Tudo é previsível e até modificável, dados os avanços dos conhecimentos científicos. O mundo se encontra emancipado e desencantado da tutela de Deus e da religião (Weber). A história está nas mãos da razão e da ciência, da tecnologia e do progresso. Podemos acomodar-nos em confortáveis poltronas!


Festejar o Natal é dar-se conta que a história, pessoal e coletiva, jamais se fecha. O Espírito de Deus irrompe, interpela, sacode e, diante dos novos desafios, nos chama a buscar respostas novas.


A vinda do Menino nos coloca, hoje e sempre, diante de uma encruzilhada, com diversas bifurcações, que pressupõem a necessidade de escolher.


Com isso, a vida de cada pessoa, de cada sociedade e do universo como um todo se abre a novas perspectivas. Hoje mais do que nunca, as novas perspectivas passam pela dimensão ecológica, pela urgência de salvar a biodiversidade do planeta, suas diversas formas de vida entrelaçadas e interdependentes.


Por outro lado, o Mistério da Encarnação mostra que a ação de Deus na história não se dá através de espetáculos. Ela passa pelas coordenadas da história. Deus age através das mãos humanas.


Mas a vida, palavras e obras de Jesus revelam uma pedagogia do serviço, não da autoridade e da prepotência. Entramos aqui no conceito teológico de kenosis, isto é, do despojamento e aniquilamento como caminho para combater a violência.


Jesus não se apega à sua condição divina, mas torna-se obediente até a morte, e morte de cruz, na contramão da agressividade que o cerca. À traição de Judas, ao fracasso do Getsêmani, à fuga dos apóstolos, à perseguição e morte de cruz, Ele oferece o amor e o perdão.


A conclusão é de que os festejos do Natal, por uma parte, nos desafiam a combater a lei da inércia e do comodismo diante da história, uma vez que esta permanece sempre em aberto e se encontra carregada de desigualdades e injustiças.

Por outra parte, o espírito do Natal, simbolizado num Menino, pobre, nu e indefeso, nos alerta que as mudanças na história se levantam do chão, de gestos pequenos e pequenas formas de solidariedade, marcados por relações justas, fraternas e solidárias.


Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Espiritualidade Palottina


A Paróquia São João Batista é uma paróquia Palottina, ou seja, os padres recebem a sua formação nos seminários palotinos e cultivam essa espiritualidade.


Desde meados de Setembro o nosso Pároco, o Pe. Renato Vieira, solicitou que as diferentes pastorais procurassem conhecer pouco a pouco a espiritualidade Palottina e incluissem breves reflexões nas reuniões.


A Pastoral Fé e Política tem realizado isso em suas reuniões e o casal Filipe e Rosi é responsável por trazer para discussão um aspecto da espiritualidade Palottina.


Temos agora o site dos Palottinos que nos apresenta um breve e bela reflexão para o Natal em Família.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Confraternização PFP 2009

Nessa última sexta (18 de dezembro de 2009) a nossa Pastoral realizou sua reunião anual de Natal e de confraternizção de final de ano. A meditação desse ano girou em torno da vivência pessoal de cada um, seus problemas e possíveis soluções por meio de uma mensagem simbólica do Menino Jesus, retirada de forma aleatória por cada um de uma caixinha comum, após a leitura de um belissimo texto selecionado por nossos coordenadores.

Após este momento de meditação, realizamos um "Amigo Secreto" simbólico (valor máximo de R$ 5,00 para cada presente) para confraternização entre os membros de nossa equipe, seguido de uma ceia em estilo natalino.

A reunião também foi marcada pelo anúncio de nossos grandes amigos Leo e Mônica de sua decisão de deixarem a Pastoral Fé e Política para assumirem a coordenação da Pastoral da Saúde e dos Enfermos da PSJB. Desejamos ao querido casal muito sucesso nessa sua nova tarefa e nos colocamos a disposição da Pastoral da Saúde para colaborar no que for possível, com a certeza de que o espírito que nos uniu como membros da Pastoral Fé e Política em busca do bem comum continuará a atuar sobre todos nós.

Ação de Graças e Confraternização


Nesta última quinta feira (dia 17 de dezembro) foi realizada uma confraternização geral entre movimentos e pastorais da Paróquia São João Batista, após a missa em Ação de Graças celebrada por nosso pároco, Padre Renato Vieira, pelos diversos trabalhos realizados por nossa comunidade ao longo desse ano que em breve se finalizará.

Nossas saudações e parabéns a todos os movimentos e pastorais de nossa paróquia que com amor e dedicação não mediram esforços para auxiliar o seu próximo, levar a palavra de Deus a todos e mais uma vez realizarem um grande trabalho. Nosso sincero desejo de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos de nossa comunidade e em especial às dezenas de colaboradores que tão diligentemente trabalharam para o bem comum nesse ano de 2009.

Esperamos que 2010 seja também um ano agraciado por Deus pela boa vontade e diligencia entre todos nós e para com o nosso próximo.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz


Segunda feira 14/12 a Pastoral participou da reunião da Conselho do Meio Ambiente que ocorreu na Subprefeitura Aricanduva/Carrão/Formosa.

Estas reuniões deverão ocorrer mensalmente a partir de janeiro, sempre às 19:30 da terceira terça-feira de cada mês. Qualquer pessoa poderá assistir a estes encontros.

Foram apresentados e discutidos alguns pontos:

- Melhoria da coleta seletiva de lixo.

- Palestras ou dinâmicas sobre lixo, meio ambiente e reciclagem.

- Arborização e melhor manutenção do verde já existente na região (poda de árvores, cuidados com praças, etc.)

- Maior rigor na fiscalização de calçadas.

- Implementação de mais Ecopontos na região.

- Estudar a possibilidade de criação de floreiras, áreas gramadas ou piso poroso em calçamentos onde isso for viável, para melhor escoamento das águas das chuvas.

- Recuperar ou canalizar o Córrego Rapadura.

- Promover campanhas de educação ambiental em nossa região.

Pedimos a Deus que ilumine a consciência do Poder Público, das Entidades Privadas e da Sociedade para que o respeito ao Planeta deixe de ser uma fala "politicamente correta" e se transforme em práticas sustentáveis reais.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ação de graças



A Paróquia São João Batista vai celebrar na próxima quinta-feira 17/12/09 uma missa em Ação de Graças pelos diversos trabalhos realizados em 2009.






Um momento de agradecer a Deus tudo o que foi realizado,
celebrar a unidade na diversidade,
celebrar a comunhão em torno do altar do Senhor.

Venha participar da Santa Missa e da confraternização!
Traga um prato salgado e/ou um refrigerante

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Campanha da Fraternidade 2010

OBJETIVO GERAL CF 2010: "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".


No sábado, 05/12/09, os paroquianos e pároco se reuniram para avaliar as atividades da CF 2009.

O tema de cada reunião foi retomado e discutido e foi consenso que esse trabalho permaneça ativo na comunidade em 2010, discutindo o tema da Campanha da Fraternidade ao longo do ano e não apenas na quaresma.

Tivemos a generosa presença de duas representantes da Região Belém, a Cleide e a Olguinha, que apresentaram o material da CF 2010. Este foi disponibilizado aos presentes que aproveitarão o mês de janeiro para lerem o texto-base e se prepararão para a primeira reunião de fevereiro. Ficou agendado no calendário da Paróquia que as reuniões da Campanha da Fraternidade acontecerão no último sábado de cada mês, iniciando com a Missa as 15:00h.

Os paroquianos nessa primeira reunião irão levantar o tema de cada encontro, bem como a sugestão de palestrantes.

Agradecemos à Santissima Trindade por este ano de trabalho em que foi possível:
aprofundar a Campanha da Fraternidade,
integrar pastorais e paroquianos,
desenvolver senso crítico,
exercer o diálogo,
contar com a dedicação e disponibilidade dos diversos palestrantes,
ter a presença assídua de vários paroquianos e pastorais,
receber paroquianos afastados,
contar com a presença e participação do Pároco,
formar redes de relacionamento,
fortalecer a fé e a esperança na ação da caridade na Igreja e pela Igreja e
receber na comunidade o Pão da Vida e da Palavra para levá-lo ao mundo.