terça-feira, 22 de junho de 2010

Eleições - COMO SE FAZ ANÁLISE DE CONJUNTURA - Parte 1


No momento em que toda a sociedade brasileira acompanha ativamente o desenrolar dos acontecimentos políticos e se prepara para mais um eleição, fica evidente que não basta apenas a leitura dos jornais em dia para entender o que está ocorrendo. No volume de informações que é veiculado todos os dias é necessário identificar os ingredientes, os atores, os interesses em jogo. Fazer isso é fazer “análise de conjuntura”.

Na verdade a todo o momento e em relação às mais variadas situações fazemos “análises” de conjuntura sabendo ou não, querendo ou não: quando decidimos sair de casa, sair do emprego, entrar num movimento,ou num partido, participar de uma luta cidadã, casar, colocar o filho num colégio, descansar ou ficar atento em todas essas situações, tomamos decisões baseados em uma avaliação da situações vista sob a ótica de nosso interesse ou necessidade. Nessas decisões levamos em conta as informações que temos, buscamos nos informar, avaliamos as possibilidades, fazemos hipóteses de desenvolvimento dos fatos, das reações possíveis das pessoas ou dos grupos, medimos a “força” ou o perigo de nossos eventuais “inimigos” ou dos “perigos” e, a partir desse conjunto de conhecimentos, informações e avaliações, tomamos nossas decisões.

A “análise da conjuntura” é uma mistura de conhecimento e descoberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz sempre em função de alguma necessidade ou interesse. Nesse sentido não há “análise de conjuntura” neutra, desinteressada: ela pode ser objetivo, mas estará sempre relacionada a uma determinada visão do sentido e do rumo dos acontecimentos. A “análise de conjuntura” é não somente parte da arte da política como é em si mesma um ato político. Faz análise política quem faz política, mesmo sem saber. Mas a “análise de conjuntura” é uma tarefa complexa, difícil e que exige não somente um conhecimento detalhado de todos os elementos julgados importantes e disponíveis de uma situação determinada como exige também capacidade de perceber, compreender, descobrir sentidos, relações, tendências a partir dos dados e das informações.

Não deixa de ser surpreendente que para uma atividade tão importante como a de analisar e acompanhar o desenvolvimento da situação política e econômica de um pais falte a elaboração de teorias e métodos específicos. Isso posto, é nossa intenção publicar pequenos textos que deverão oferecer algumas pistas e elementos metodológicos para se analisar a realidade política e perceber mais claramente a conjuntura, objetivando ajudar a todos na importante e intransferível tarefa da cidadania ativa.

Texto preparado por Renê Roldan a partir das publicações de Herbert de Souza, o saudoso Betinho em 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário