sexta-feira, 8 de março de 2013

Juventude e a implantação dos Conselhos de Representantes junto às Subprefeituras



Márcia Castro*

Neste ano a Igreja no Brasil está voltada para a juventude com a Jornada Mundial da Juventude, a 5a. Semana Social Brasileira e a Campanha da Fraternidade. Aqui na Arquidiocese de São Paulo a Sexta urgência do 11o. Plano Pastoral Arquidiocesano refere-se a juventude. O Plano norteia a nossa ação entre 2013 a 2016 e neste primeiro ano todos somos chamados a desenvolver ações voltadas à evangelização dos jovens para que sejam testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo.
A Arquidiocese de São Paulo quer renovar a opção afetiva e efetiva de toda a Igreja pela juventude, e convoca todas as forças eclesiais a se empenharem na acolhida, formação e evangelização dos jovens, através de ações concretas, como mutirões, atividades esportivas e culturais, missões, retiros, encontros de formação e catequese. Para isto precisamos repensar as atividades pastorais com especial atenção à juventude, fortalecendo e ampliando o que já existe e criando espaços e estratégias para atrair e envolver os jovens.
Hoje a juventude vive em um mundo plural, com milhares de informações, seja através das universidades, escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter. Diante dessa diversidade como despertar nos jovens o desejo de ser testemunha de Jesus?
Na semana passada comentamos que o tema do Grito dos excluídos de 2013 tem a Juventude no centro dessa manifestação, o tema é “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”. Quero propor que você ouvinte da Rádio 9 de julho participe e convide a juventude da sua comunidade para um evento importantíssimo na cidade, que vai propor a participação popular. Trata-se do debate: Os desafios da participação na cidade de São Paulo: a implantação dos Conselhos de Representantes (CR’s), junto às Subprefeituras.
O objetivo é que seja implantado nas 31 subprefeituras esse espaço de participação popular. Os (CR’s)  seriam eleitos pela população local, para fiscalizar e planejar ações em cada região da cidade. A Lei Orgânica do Município de São Paulo prevê a participação da população nas subprefeituras. Os Conselhos de Representantes foram criados pela Lei 13.881 no ano 2004.  Porém, em 2005, o Ministério Publico Estadual ajuizou uma ação de inconstitucionalidade (ADIN) contra a criação dos Conselhos. O argumento é que só o Executivo tem a prerrogativa de criar cargos na administração. No entanto, pela lei, os conselheiros não receberiam vencimentos e, portanto, não onerariam os cofres públicos. Atualmente, o processo está no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.
A Rede Nossa São Paulo que é um movimento da sociedade civil propõe duas soluções: a primeira seria sensibilizar os juízes por uma decisão favorável à implantação dos conselhos pelo envio de um documento ao STF. Outra solução seria a Prefeitura enviar outro projeto à Câmara Municipal, pois assim não haveria a inconstitucionalidade alegada.
O debate Os desafios da implantação dos Conselhos de Representantes (CR’s), junto às Subprefeituras será realizado na Câmara Municipal, no dia 19 de março, terça-feira, às 19h, no auditório Prestes Maia.
Estarão nesse debate o Prefeito Fernando Haddad; o Vereador José Américo, Presidente da Câmara; os Juristas Celso Antonio Bandeira de Melo e Fábio Konder Comparato e Oded Grajew da Rede Nossa São Paulo. A Arquidiocese estará representada por Dom Milton Kenan Jr, que é o Bispo referencial para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e também do Mundo da Cultura e da Política.
A Coordenação da mesa durante o debate será realizada pela Rede Nossa São Paulo, pelo Instituto Pólis e pela Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Venha participar deste evento, ajudar na construção de instrumentos de participação  popular e testemunhar Jesus Cristo na cidade.

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 08/03/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário